domingo, 5 de junho de 2011

TCC e o medo de Falar em Público

Por Lilian Guedes


Quem nunca sentiu aquele friozinho na barriga quando teve que apresentar trabalho diante de várias pessoas? Seja na escola, na faculdade ou no trabalho, é sempre um grande desafio estar ali, encarando as pessoas te olhando e dando toda atenção pra você. Pra isso, é preciso segurança, firmeza e certeza do que está sendo mostrado.

Mas nem todo mundo encara isso de maneira natural, pois quando o assunto é falar em público os sintomas que vem a mente são quase que os mesmos: tremedeira, voz trêmula, gagueira, suor excessivo e aquele frio na barriga, principalmente em pessoas que são mais tímidas.

Ao longo desses quase 4 anos de academia, nós (Letícia, Kyria, Lilian e Milene) sempre estivemos juntas, escrevendo artigo, fazendo análise, debatendo, discutindo sobre os mais variados temas, e claro sempre tinham aqueles temidos seminários em cima da hora ou que nós acabávamos deixando para concluir na véspera da apresentação. Quem disse que tínhamos vergonha de apresentar para a turma? Rs.

Não éramos exceção, mas tinha uma “galerinha” logo no começo do nosso curso que morria de vergonha de falar ou se expressar para o restante dos colegas... sempre questionávamos, então o porque de fazer jornalismo(?).


Lembro de uma menina (esqueci o nome) super tímida que só ouvia a voz dela praticamente na hora da chamada e olhe lá... Estamos no 7º semestre quase partindo para o 8º, nossa reta final nesse universo acadêmico. E o que nos espera daqui a alguns meses é o que lá no primeiro semestre já sentíamos o frio na barriga (lembra do friozinho na barriga? Pois é), a defesa do nosso TCC. Concentração de responsabilidade, habilidade e aplicação de tudo que aprendemos nesse tempo de universidade.

Você não estará ali diante de muitas pessoas, mas estará diante de pessoas que definirão sua vida, sentados ali, totalmente atentos a cada vírgula que você irá explicar. Se você tem medo ou vergonha de falar em público, veja algumas dicas e se expresse sem medo de ser feliz!


- Em primeiro lugar deve-se conhecer o ambiente que terá que falar;

- Treine a sua fala na casa para não esquecer o assunto abordado e tente treinar com alguns ouvintes para conseguir se familiarizar com a idéia de falar em público;

- Haja normalmente e jamais tente mostrar aquilo que você não é e saiba que é totalmente natural ficarmos nervosos diante de tais situações;

- Tente não demonstrar o nervosismo, não faça gestos nervosos, pois os ouvintes prestam atenção em tudo;

- É de total importância saber sobre o assunto a ser tratado e ter certo domínio sobre o assunto;

- Leia e fale tudo de maneira calma e clara, pois assim as pessoas entenderão o que você está lendo ou explicando e mantenha a voz sempre em um tom moderado;

- Antes do início da apresentação em público, faça alguns exercícios como atividade relaxante evite a ingestão de alimentos pesados e de muito líquido para não ficar com vontade de ir ao banheiro;

- Fique sempre concentrado no que você e o grupo estão apresentando e jamais fique prestando atenção no público.

- De modo geral, para se dar bem em uma apresentação em público é necessária a prática, dominar o assunto a ser tratado e dominar o método de apresentação.

Um comentário:

  1. Esse texto tá incrível fofíssima! Bem, eu não tenho problema em falar em público.. mas, valeu pelas dicas! Adoro!

    ResponderExcluir