sábado, 4 de junho de 2011

Como iniciar um projeto de pesquisa?

O primeiro passo para iniciar um projeto, e mais tarde uma monografia, é decidir sobre o tema e a delimitação deste. No meu caso, a parte mais difícil foi definir esta etapa. Saber o que estudar entre tantos temas a serem abordados e tantos  focos exigentes é uma tarefa que exige do pesquisador muita calma e certeza do que se pretende trabalhar.

Para isto, utilizei - principalmente -dois critérios que me orientaram na escolha. Primeiro, saber se o tema é relativamente novo, pois não vale a pena pesquisar algo que é ou já foi objeto de estudo de várias pesquisas, e que pouco vai contribuir em termos de "novidade". Segundo, pensar em um objeto local, que possivelmente será valorizado em congressos nacionais.

Depois de muitas ideias, o tema finalmente foi escolhido. Levando tudo isso em consideração, foi definido em "O retrato da Amazônia nos curtas metragens paraenses, 1999 a 2010", sendo analisados seis filmes, de autoria de Fernando Segtowick e Jorane Castro (três de cada um).

Um site que me ajudou bastante foi o http://www.monografiaurgente.com. No link estrutura do projeto, ele explica de forma eficiente e simples cada item da estrutura do projeto.

2 comentários:

  1. Apesar de não ser de jornalismo, as dicas me ajudaram bastante. O importante é compartilhar informações

    ResponderExcluir
  2. Elaborando o meu senti a mesma dificuldade que a sua: dúvidas sobre o que falar e ainda se preocupar com a "originalidade" e contribuição da pesquisa.

    É uma parte bem difícil da fazer mesmo.. mas como você disse, o segredo é seguir os critérios! E não queremos nos afogar no mar de informações, não? ;)

    Muito bom e útil o blog de vocês! Parabéns!

    ResponderExcluir